sábado, 3 de julho de 2010

http://www.blogsonhosdeluciana.com.br/


Não sei se já disse aqui, mas na minha família tem deficientes físicos, E o que vocês têm a ver com isso né? É o seguinte, é que como eu tenho um cadeirante na família, sei da dificuldade que ele tem pra se locomover, e que os lugares não são adaptados  para pessoas assim. E a novela "Viver a vida" tinha uma personagem tetraplégica, o título desse post é o link de um blog que parece ser escrito pela personagem em questão. O que a Globo fez é esse

Lembrei de escrever sobre isso, pois ao deixar meu avó (o cadeirante) na missa semana passsada (sim, esse post passou uma semana parado), tinha um carro estacionado em frente à rampa de assesso, dificultando (e muito) o acesso do meu vô. Isso sem contar os ônibus, que em boa parte, não tem acesso pra cadeirantes, e quando tem , os motoristas não sabem utilizar o elevador e dizem que está quebrado. A sorte é que meu vô sai muito pouco de casa, pois se ele precisasse sair mais, acho que dificultaria bastante...

Não são só os cadeirantes que tem dificuldades para andar por ai, os deficientes visuais ("cegos" tem uma conotação tão negativa) enfrentam vários problemas, pois ele não enxergam e muitas pessoas não os ajudam e se ajudam, os ajudam da maneira "errada". Se um deficiente visual estiver querendo atravessar a rua,e se  você quer se oferecer pra ajudá-lo (o que seria o ideal), falar com ele e deixar que ele lhe leve, você está servindo como um apoio, tem pessoas que faltam arrancar o braço do pobre deficiente. E por favor os avise sobre buraços, desvíveis, escadas e afins, afinal eles não estão vendo o que há pela frente. Sem contar os daltônicos, que enfrentam dificuldades em diferenciar cores
                                        Achei esse desenho simplesmente o máximo.

Temos também os deficentes auditivos e todas as dificuldades que eles enfrentam, já falei sobre libras, e a vontade que tenho de aprender essa linguagem, pois imagine você não poder falar? (Surdos-mudos são na maioria surdos de nacença, que não aprenderam a falar) Uma tortura! (principalmente pra mim, que sou um bom geminiano, falo pelos cotovelos...)
                                                             "Surdo-mudo" em libras.

Uma deficiência pouco divulgada na mídia, que nem sei se é considerada deficiência é o albinismoque é uma doença genética que causa a falta de melalina na pele, nos cabelos e nos olhos, imagine você não poder pegar sol, ter que passar rios de bloqueador solar e ter que usar óculos escuros por todo o dia (queimaduras na retina são frequentes em albinos). é não é fácil, principalmente na parte do protetor que é caro e dos óculos (que tem que ter proteção UV), fora o preconceito que essas pessoas enfrentam no seu cotidiano.
                                                                       Pessoas albinas.

                                                                    Protetores solar.

Não sei bem meu objetivo ao escrever esse post. Acho que quis mostrar um pouquinho do sofrimento da vida de um deficiente, nós temos que nos colocar no lugar deles e também lutar pelos seus direitos, afinal, o que custa colocar uma rampa nas calçadas? E ia me esquecendo, não trate deficiêntes como coitadinhos, o que eles mais querem é ser tratados como tratamos qualquer pessoa, querem ser tratados de igual para igual.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki