terça-feira, 25 de outubro de 2011

Caso ENEM

Sei que o tema desse post é antigo e ultrapassado, mas tava dando uma olhada no blogger e achei esse rascunho, e como tô afim de reabrir o blog e voltar a escrever algumas coisas aqui pra vocês vou deixar vocês com esse texto que escrevi no dia em que foi lançada a polêmica sobre o enem. 






O suposto vazamento de questões do ENEM para um (grande) colégio de Fortaleza que tá rodando o face tem que ser apurado. O ENEM teve erros e eu PARTICULARMENTE acho a ideia de fazer uma unica prova interessante, se essa prova fosse bem-feita, bem aplicada, bem fiscalizada e se os erros (inevitáveis) não fossem tão absurdos. 

Todos sabemos que, infelizmente, no Brasil as coisas não acontecem da maneira que deveria acontecer, e agora justos pagarão por pecadores, se a prova for cancelada, milhões de pessoas serão prejudicadas, se não for, milhões de pessoas serão prejudicadas, se só pessoas de Fortaleza tiverem que refazer a prova, milhares serão prejudicados, se só os alunos de tal instituição tiverem que fazer alguns serão injustiçados. 



















Mas antes de julgar os alunos que teoricamente receberam as questões e as usaram vamos fazer uma autocrítica, se nos fosse oferecida uma maneira fácil de tirar uma boa nota na prova e entrar na sonhada faculdade será que recusaríamos? 

Será que esses alunos tiveram culpa se o material entregue a eles pela "escola" tinha essas questões?E será que algumas pessoas realmente precisam vir de preconceito contra os fortalezenses por causa desse fato?É uma coisa a se pensar não? 


Não estou defendendo ni
nguém, só sou contra injustiças, os culpados são quem supostamente entregou as questões ao colégio, quem trata a educação como apenas um negócio, como números que poderão ser usados em campanhas publicitárias para atrair mais e mais alunos, alunos esses que pagam caro para ter educação e noções de cidadania.


É ai que percebemos o quão errado está nosso país, tratando o que deveria ser prioridade como lucro e apenas como isso. Cabe a nós não apenas lamentar-nos, mas lutar pelo que acreditamos, que a educação é o que levará esse país para um futuro próspero e digno.


0 comentários:

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki