sábado, 29 de agosto de 2009

Grafologia, o que é isso mesmo hein?





Hoje em dia se ouve muito falar em grafologia, saiu até uma matéria na Super que a cita, mas o que é grafologia?

A Grafologia é o estudo da personalidade por meio da escrita. É possível, através deste estudo, conhecer as características pessoais do escritor, bem como, a evolução de sua personalidade, sendo necessário para tanto possuir amostras de grafias em diversos momentos de sua vida.

Contudo, o estudo grafológico e a sua utilização prática exigem do grafólogo muita dedicação e ética profissional. Dedicação ao estudo das teorias e metodologias necessárias para a identificação e a compreensão dos diferentes sinais gráficos, e igual dedicação ao estudo do comportamento humano. É, portanto, imprescindível que o profissional consiga unir o conhecimento de psicologia ao estudo dos sinais gráficos. A ética profissional é extremamente importante uma vez que o trabalho do grafólogo é o de avaliar pessoas, compreendê-las na sua complexidade, sendo necessário atuar com bom senso, discrição e respeito.

Pensando um pouco na nossa história pessoal, podemos nos lembrar que nosso primeiro contato com a escrita se deu através da escola. Nos primeiros anos escolares nos foi ensinado o modelo caligráfico. Ao longo de nossas vidas, fomos modificando estas formas tradicionais da escrita de acordo com as nossas idéias conscientes e as nossas imagens inconscientes que, somadas, determinam a nossa personalidade, ou seja, alguns aspectos da nossa escrita são modificados porque assim o desejamos e outros são modificados sem termos consciência de seu significado. Cada um de nós emprega formas, movimentos, pressão, tamanho e inúmeros gestos diferenciados nos traços que desenhamos no papel, tornando nossa escrita algo singular, tal qual nossa impressão digital. É este "diferente" que denuncia nossa forma única de ser, de nos comportarmos no mundo e de responder (ou não) aos inúmeros estímulos ao qual somos submetidos constantemente.


Mas,a grafologia sofre diversas críticas, principalmente pelo fato da falta metodologia científica nos estudos das letras. Alguns acham que osesultadossãoapenascoincidência outros acreditam friamente nesses mesmos resultados.

Minha opinião? Olha eu realmente, nem sei o que responder, eu fiz o teste e deu certo, ele acertou muita coisa, analisando bem e lendo sobre o assunto, eu acho que acredito,mas não friamente, acho que é uma ciência que vale apena se informar, mas se bem que nada nesse mundo é totalmente certo né?

Ficou interessado?
pode fazer um teste aqui, ele é um pouco superficial, já que você apenas diz o que mais parece com a sua letra, mas mesmo assim, acertou bastante no meu caso.

sites quevalem a pena dar uma conferida:
Transcender
Via 6
Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki