quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Falando com gestos

Na parada do busão voltando pra casa vejo um grupo de surdos conversando na linguagem de sinais, sempre achei esa linguagem legal e tenho vontade de aprender, mas por falta de tempo sempre adio esse curso,  e fiquei lá com cara de bobo olhando a conversa, sem entender bulhufas, e ouvi umas pessoas comentando e falando que eles eram surdos-mudos.


Surdo-mudo é uma denominação  antiga e errada atribuída aos surdos, que ainda persiste na mídia, a mudez é outra deficiência, não tendo relação com a surdez, é muito raro um surdo também ser mudo.Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.Por esta razão, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.



Eu te amo
Portanto, o termo surdo-mudo tem sido encarado pela cultura surda, como um erro social dado ao fato de que o surdo viveria num "silêncio" rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras, na verdae o surdo pode falar sim, basta apenas exercícios fonoaudiológicos).


Depois dos exclarecimentos vamos ao post em si. A linguagem brasileira de sinais(também chamada de libras) ao contrário que muitas pessoas podem achar, não é uma medida paleativa (aquela gambiarra) mas é uma língua natural como qualquer outra, com estruturas sintáticas, semânticas, morfológicas, etc. A diferença básica é que ela também utiliza a imagem para expressar-se. Para se aprender LIBRAS deve-se, portanto, passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua, tal qual fazemos quando nos propomos a aprender francês, inglês, etc, só que na minha opinião é bem mais difícil.


 Libras são consideradas LAs ou Linguagem de Sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As linguagens de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país pra país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos.


Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir o sinal, etc, por isso a dificuldade, mas eu acho muito bonita a linguagem de libras, e também é um modo de superação de limites.


Há algumas particularidades simples, que facilitam o entendimento da língua, como o fato de os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais não serem representados, sendo necessário apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. Há ainda algumas palavras que não tem sinal correspondente, como é o caso dos nomes próprios. Nessa situação, as letras são sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra.


Para acabar com o preconceito e para facilitar a vida dos surdos o jeito é divulgar o sistema de libras, nem que seja as letras (confesso, eu aprendi com a Xuxa).

 Achei bem legal esse link, pra quem quiser saber mais Dicionário de Libras

23 comentários:

Guzenhu disse...

Confesso q eu usava essa linguagem pra passar cola na prova =X

Unknown disse...

eu não sabia fazer nenhum tipo de sinal mais ai entrei no site e agora na escola eu ate brinco e ensino a alguns colegas a fazer a linguagem de sinais

Anônimo disse...

eu sei falar em libras faz tempo e isso ajuda muito;pooq podemos chingar uma pessoa,passar cola,reclamar de alguma coisa e etc...

Sam Freire disse...

=D A intenção da linguagem de sinais não é bem essa, mas tudo bem... =D

Anônimo disse...

bem legal gosteei

Thietth Braga disse...

Libras - essa linguagem e muito importante pois é preciso ter comunicação ,... eu sou um ouvinte e convivo no meio de surdos sei que libras e importante tanto no meio social ,... pois ela uni pessoas

Sam Freire disse...

Pois é gente, descobri que tenho uma cadeira na faculdade de libras, certo que a cadeira é opcional, mas é certeza eu fazer =D

matheus ricco de mattos. disse...

eu queria aprender a falar em libras pq conheci um garota e ela é surda e tem vergonha de sair comigo pq nao vamos conseguir nos comunicar direito o que vcs me dizem.

Anônimo disse...

eu gosto muito libras . eu sou surda verdade . s2

Ana LAura disse...

tem um menino da minha sala surdo dae agente fala com ele po libras e é muito legal!!!!!!

Anônimo disse...

legalll!!!

Anônimo disse...

Meu namoradoé surdo, rs' eu escuto e falo normal, ele tbm fala comuma certa dificuldade mais fala, eu acho super interessante isso tudo, rs

Anônimo disse...

Meu sonho é aprender esses gestos para poder falar com mudos e surdos, é muito massa vey...

Sam Freire disse...

Ainda não conheci alguém surdo para poder aprender Libras =/ Mas né? Vamo que vamo

Unknown disse...

bom,eu nunca me comunique com uma pessoa com problemas auditivo,nem sei me comunicar com elas,eu gostaria muito de aprender pois irei fazer curso p\ emprego com alguns deles é um curso p\deficientes eu possuo deficiencia fisica,fico por nós deficientes termos a oportunidade de trabalharmos em uma industria.

Anônimo disse...

TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER!!!AXO MTO LEGAL

Sam Freire disse...

Marta, geralmente as associações de deficientes auditivos oferecem cursos de libras, algumas escolas e faculdades também têm esses cursos, na sua cidade deve haver algum =)

Sam Freire disse...

Esse último comentário meu também serve pra você anônimo

Anônimo disse...

Aiiin sempre tive vontade de aprender , vou procurar um lugar que ensine frequente . ;))

Anônimo disse...

tenho muita vontade de aprender por quer tenho muito amizade com gente muda eu cei mais e poucas coisas

Anônimo disse...

eu sei um porquinho falar com gestos mais tenho vontade de aprender mais

Anônimo disse...

er muito legal falar com pessoas deste jeitos gostei muito eu aprendei muito

Anônimo disse...

nossa vlw

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki