sexta-feira, 19 de março de 2010

Automedicação

Sei que é comum eu passar um bom tempo sem dar um postada aqui, mas essa semana tenho um explicação plausível. Estava (ainda tô) gripado, consegui sair da cama ontem só, ainda não tô totalmente recuperado, e já que estou falando de doença,  vamos falar de saúde.

Uma pesquisa mostrou que o Brasil está entre os cinco países que mais consomem medicamentos no mundo, uma boa parte desses medicamentos consumidos na automedicação, que nada mais é do que a mania de tomar remédio sem consultar um médico, coisa bastante comum entre nós brasileiros. Não vou negar, as vezes (tá, muitas vezes) acabo me auto-medicando, quando o problema é mais simples: uma dor de cabeça, uma gripe ou resfriado comum, uma azia....

Um dos maiores problemas relacionados a auto-medicação é a interação medicamentosa, que é quando as substâncias de dois ou mais medicamentos acabam se misturando e ocasionando interferências na ação dos mesmos, ou efeitos colaterais. Por isso a importância de não tomar mais de um remédio ao mesmo tempo, se for preciso fazer isso, é super importante consultar um médico. Aliás, o ideal seria só tomar remédios com a prescrição médica, afinal ninguém melhor do que um médico pra estudar os riscos que um medicamento pode trazer.

Outra ação muito importante com relação aos remédios é ler a bula (aquele papelzinho que vem dentro da caixinha) é nela que os fabricantes dizem tudo o que precisamos saber sobre os medicamentos. A maioria das pessoas simplesmente não lê a bula (quando não a jogam fora). Não sei se é por que minha família tem uma ligação com farmácia, mas a gente sempre teve uma quantidade considerável de remédios em casa e nunca jogamos a bula, afinal vai saber quando a gente vai precisar dela né? E outra, eu gosto de saber exatamente o que estou tomando e pra que serve.
Olha que bonitinho, a bula em francês...

Não preciso nem dizer sobre a validade dos medicamentos né? Nunca, em hipótese alguma tome remédio vencido, além de ele não funcionar da maneira correta, ele ainda pode atrapalhar, lhe deixando mais doente. Outra coisa que todo mundo sabe mas é sempre bom relembrar, antibiótico não é brinquedo, as bactérias criam resistência e temos que tomar antibióticos cada vez mais potentes. Nenhuma droga (no sentido de remédio) é brinquedo, mas os antibióticos merecem atenção especial pois eles estão em locais inusitados, por exemplo: Nas  rações das vacas, galinhas e peixes, os criadores põem antibióticos para que os animais não adoeçam e produza mais, e acabamos ingerindo essas drogas também.

Mas recado dado galera, quando precisar de remédios procure orientação profissinal, resumindo vá ao médico, e siga o que ele disse, não faça que nem meu avô, ele toma vários tipos de remédios, o médico disse pra tomar em horários variados, uns pela manhã, outros pela noite enfim, e ele toma todos na mesma hora: "Cada um que procure suas doenças." é o que ele diz. Não siga o exemplo dele, tome na hora e na quantidade que o médico passou para ficar curado mais rápido e de uma maneira mais saudável.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki