domingo, 27 de dezembro de 2009

Tudo o que você não queria saber sobre desenhos parte I


Sim leitor, esse ser que parece endemoniado sou eu, e essa outra é a Vanessa

Depois do natal, vamos voltar ao ritmo "normal". Estava conversando com um amigo meu(MSN, ainda mato quem inventou...)e nessa conversa vi que existem coisas que estão no nosso dia-a-dia, mas não nos damos conta, e uma delas são os desenhos, desde recém-nascidos nós nos deparamos com eles e não os damos o devido valor. E não estou falando de um tipo específico de desenho, estou generalizando(por enquanto).

Desculpa Rô, mas achei a tua cara e tive que pôr....

Desenhos, todos nós precisamos deles, e provo. Quando você está no jardim de infância, o famoso maternal e jardins I e II, as "tias" mandam você desenhar para desenvolver a sua coordenação motora, quando você cresce um pouco mais, qual é um dos seus passatempos preferidos? Assistir desenho animado, chegando na adolescência você também os utiliza, pra desenhar mapinhas pros seus "amiguinhos" e caricaturas dos professores que você detesta, já na fase adulta da sua vida, você também usa desenhos, alguns em suas profissões, outros apenas como um hobby, mas a grande maioria utiliza-se dos desenhos apenas para interpretar o que as placas de trânsito estão dizendo, além de alguns simbolos usados no cotidiano, por exemplo pra diferenciar os banheiros públicos masculinos dos femininos.


Existem vários tipos de desenho entre eles cito os desenhos animados, que tem sua história bem longa, mas aqui vai um resumo:O primeiro desenho animado pode ser considerado Fantasmagorie em 1908. Desenvolvida pelo francês Emile Cohl, ela tinha apenas aproximadamente 2 minutos Mas os primeiros desenhos animados como conhecemos hoje surgiram apenas na década de 1910, no então cinema mudo e sem cores, quando a maioria das animações era de curta-metragem, geralmente visando a um público mais adulto, com piadas e roteiros.





Continuando a linha do tempo, vemos o surgimento de animações como O Gato Félix , na década de 20 ainda sem cores e sem sons, na mesma década, surge a Disney, que criou o primeiro desenho com sons, sendo o próprio Walt Disney o dono da voz de Mickey. Na década de 30, surge um personagem bastante famoso, Betty Boop,aquela menininha com a cabeça enorme e olhos arregalados), ainda nessa época Walt Disney inova e lança o primeiro desenho colorido: Flores e Árvores, no final da década a Warner, lança o Pernalonga e cia. Em 1949, William Hanna e Joseph Barbera se juntaram com um nobre objetivo: levar os desenhos animados para a televisão (até esse anos os desenhos eram exibidos em cinemas).

 
As décadas de 50, 60 e 70 se seguiram com esses desenhos que apresentavam problemas do cotidiano da família, não importava o quão estranho ela fosse. E também teve o surgimento de desenhos famosíssimos como Frajola e Piu Piu, Papa-léguas e Pica-Pau. Na década de 80 vieram aqueles que passam até hoje no SBT/Globo:He-Man e os Mestres do Universo, Transformers, Caverna do Dragão, Thundercats, Cavalo de fogo entre outros. Nos anos 90, as piadas foram aprimoradas, lutas diminuiram. Entre os mais famosos estão:Pink e o Cérebro, Animaniacs(criados por Steven Spilberg, a pedido da Warner), Os Simpsons, South Park(mais voltados para o público adulto).No final da década temos a invasão dos animes, como Pokemón e Cavaleiros do Zodíaco, e também do clássico infatil atual, Bob Esponja.

 


Ou você achava que princesas não tinham momentos assim?

Grande parte das informações sobre os desenhos animados foram tiradas daqui:Toda Época

3 comentários:

Átila Souza Oliveira disse...

Não sabia da metade!! Amei as princesas!

Unknown disse...

Existe desenho mais velho que o Gato Felix ?

Sam Freire disse...

O Gato Félix foi o primeiro desenho a ser transmitido pela Tv em nível comercial, o Fantasmagorie é considerado o primeiro devido ao ano de produção, mas o Gato Félix foi o primeiro a ser exibido pela TV.

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki