quinta-feira, 23 de julho de 2009

Francês



Um dos principais idiomas falados no mundo, essa lingua românica, como o próprio nome diz, nasceu na França, mas também é falado em parte do Canadá, em alguns países africanos e asiáticos.
Embora os franceses se orgulhem da sua ascedência gaulesa, resta pouca influência céltica no francês atual, a maior parte da influência é germânica e latina, esta ultima principalmente(por isso a classificação como língua românica).
Azul Escuro: Língua materna
Azul: Língua administrativa
Azul Claro: Segunda língua
Quadrado verde: Minoria francofônica


Durante a alta Idade Média, começaram a evoluir duas línguas diferentes: a langue d'oïl, ao norte do rio Loire, e a langue d'oc, ao sul. De cada uma delas originaram-se vários dialetos. Os principais da última língua mencionada são o provençal, o gascão, o languedociano, o auvernês, o lemosino e o bearnês. Esta língua, utilizada por uma importante escola de poetas e trovadores, foi também chamada de provençal. Os dialetos da langue d'oïl receberam o nome das províncias setentrionais nas quais eram falados: frâncico, Île-de-France, região de Paris, normando, picardo (Picardia), pictavino (Poitou) e borgonhês. O francês moderno é a forma derivada diretamente do dialeto da Île-de-France.
Pequeno detalhe q vale a pena salientar: 2009 é o ano da França no Brasil,um programa dos governos dos dois países criado pra mostar a influência da cultura francesa na brasileira, além de dar um intercâmbo maior entre as duas culturas.

Fontes:
wikipedia
história do mundo

0 comentários:

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki