domingo, 26 de julho de 2009

outras línguas româmicas

O catalão (català) é umalíngua românica, assim como o Língua portuguesa, o francês ou o espanhol, derivada do latim vulgar. É língua materna de 4,4 milhões de pessoas, sendo que 7,7 milhões são capazes de falá-la e 10,5 milhões conseguem compreendê-la.

O catalão é a língua oficial de Andorra. Na Catalunha (comunidade autónoma a nordeste de Espanha, na fronteira com o Rossilhão francês), nas Ilhas Baleares e na Comunidade Autônoma de Valência (onde é chamado também de "valenciano", ou valencià), divide, com o espanhol, o estatuto de língua oficial. Também é falada na Faixa de Aragão (a leste de Aragão), na cidade de Alguer (na Sardenha, na Itália) e no departamento dos Pirineus Orientais, região conhecida como Catalunha do Norte (na França). Também tem falantes em Carche (Carxe em catalão), um território da região espanhola deMúrcia que recebeu imigrantes valencianos.

A língua romena (limba română) é uma língua românica falada por cerca de 24 a 28 milhões de pessoas predominantemente na Romênia e na Moldávia. Tem estatuto de língua oficial nesses dois países e na província autônoma da Voivodina, na Sérvia. O romeno é também língua oficial e administrativa em várias comunidades e organizações, como a União Latina e a União Europeia.

Os falantes do romeno encontram-se espalhados por muitos países, principalmente Itália, Espanha, Israel, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki