quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O que fazer?

Não, não estou aqui desesperado pedindo ajuda de vocês leitores para solucionar um problema (até que não seria uma má idéia), mas sim venho escrever sobre um fato bastante difícil, que todos nós passamos ou passaremos um dia, a escolha da sua profissão.


Para alguns pode ser a coisa mais simples do mundo fazer essa escolha, mas para a maioria das pessoas, essa é uma decisão penosa e difícil, pois essa escolha envolve uma responsabilidade muito grande, afinal é o seu futuro que está em jogo. Não sei se vocês sabem, mas o blogueiro que vos escreve é um adolescente de 17 anos, estudante, que passou por essa decisão recentemente. Sim decidi o que fazer da minha vida, vou fazer jornalismo, ok que não precisa mais de diploma pra exercer a profissão, mas cá entre nós, que empresa vai escolher contratar uma pessoa sem formação tendo outras opções que estão mais bem preparadas pra exercer algum cargo?

Pode parecer até piada, mas tomei essa decisão durante o carnaval, que, aliás, passei em casa postando, estava em dúvida entre jornalismo e fisioterapia e estou cursando o técnico em telecomunicações (três área bastante parecidas não?) e aproveitando o feriado resolvi me informar melhor sobre as profissões que estava em dúvida. Pesquisei sobre as mesmas, o mercado de trabalho, vi entrevistas com profissionais das respectivas áreas, fiz testes vocacionais, olhei grades curriculares desses cursos, enfim, me informei bastante, e fiz minha decisão.
Minhas dicas para quem está passando por esse perrengue de procurar o que fazer são essas:


  • Saiba quais são as suas matérias preferidas, as que você tem mais facilidade, isso pode contar bastante para a sua escolha afinal ainda existem as matérias específicas nas faculdades que tem o vestibular em duas fases;



  • Tenha um tempo pra você, pense, se você for adepto da meditação medite, enfim, faça coisas prazerosas, que lhe ajudarão a tomar essa decisão;


  • Se informe sobre a carreira pretendida, se possível converse com um profissional dessa área e tire suas dúvidas com ele;


  • Se informe sobre a faculdade que você pretende estudar;


  • Saiba que você NÃO vai gostar de todas as matérias que irá ver e nem gostar de todos os professores, mas nem por isso deve deixar de estudar ouviram?


  • Mantenham seus pés no chão, com isso fica mais fácil saber o que lhe espera tanto na faculdade quanto no mercado de trabalho;


  • Não se martirize se você não gostar do que escolheu, saiba que muitas pessoas descobrem o que realmente querem quando já terminaram a faculdade ou quando já estão há um certo tempo no mercado de trabalho.

Sei bem que a adolescência não é fácil e ainda temos que tomar essa decisão, mas relaxe, não se martirize, viva a vida da melhor maneira que você acha, se você for aquela pessoa que pensa no financeiro escolha alguma ocupação que dê bastante dinheiro, se você for do tipo que pensa em satisfação pessoal (eu), faça o que mais lhe agrada. Por fim mantenha a calma e um ótimo trabalho pra todos vocês.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki