quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quem sou eu? Quem é você?

Quem realmente somos nós? Acho que todos já se perguntaram isso, e venho aqui tentar explicar ao que forma nossa personalidade, o que faz com que até gêmeos idênticos sejam diferentes.



Sim tem a mão da genética no meio disso, mas a influência dela nem é tão grande assim, ela não manda em tudo, pois pode ser controlada ou aflorada dependendo do ambiente. Ok, os genes comandam quem somos, mas o ambiente pode influenciar bastante. Por exemplo, uma pessoa tem uma tendência genética ao crime, dependendo do ambiente no qual essa criança crescer, esse "instinto de crime” pode ser dominado ou pode crescer de vez. Ou a criança pode ter uma tendência criativa, mas se a mesma não for estimulada, ou se for desincentivada, ela pode não desenvolver o talento.


Ai, você pode estar pensando na educação que os pais dão, sim, mas não só dela. Para dizer a verdade a educação dada pelos pais, só influência na parte da infância, quando a criança está identificando o mundo ao seu redor. Mas os pais devem educar seus filhos da melhor maneira possível, estimulando-os e dando amor e carinho (que fofo) pois eles podem suprimir alguma tendência genética negativa ou aprimorar uam tendência positiva. Uma criança tímida pode ter aprendido isso com seus pais, pais cultos, tendem a ter filhos mais interessados pelos estudos.


Então o que influencia a gente? Lembra do que nossas avós e pais se preocupam com nossas companhias? Pois é, eles tem motivo. É que nossa personalidade é moldada principalmente pelos nossos amigos. Nós chegamos à escola com o nosso caráter em formação, já temos uma base, devido à carga genética e pelo que vimos em casa (educação dos pais), mas ai entramos em um grupinho de amigos, e para que nós sejamos aceitos por eles, passamos a imitá-los em atitudes e maneira de falar. É normal isso, o ser humano é um animal sociável e por ser assim, faz de quase tudo para ser aceito pela sociedade (no caso o grupinho de amigos).


Por isso, somos tão parecidos com nossos amigos, já que escolhemos os mesmos, tentamos escolher aqueles que mais se parecem conosco para que tenhamos atitudes parecidas.


Post baseado numa matéria antiga da Super que me lembrei agora.


PS Quando estava terminando de escrever esse texto, passou ao tema do Arquivo X no media player.

2 comentários:

Santinho Neto disse...

Gostei da matéria. a Bíblia nos ensina que devemos ensinar os nossos filhos no caminho que devem andar que quando crescerem não se desviarão dele e se por ventura houver algo diferente na trajetória deles sabemos que não foi por falta de exemplo. Quanto aos amigos sabemos que más companhias levam à perdição, então...

Sam Freire disse...

Sim, é verdade. Exemplos não faltaram, mas a personalidade de uma pessoa não se baseia só em exemplos. É bem mais complicado que isso, mas exemplos dados pelos pais tem uma parcela significativa. Obrigado pela opinião e desculpa pela demora...

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki