sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vogue

Não, esse post não é sobre a Madonna e nem estou fazendo merchandising de marcas mas sim sobre o mundo fashion (vogue significa moda) e suas peculiaridades. Vou logo avisando que o texto que virá a seguir é obra de minha cabeça e não se sintam ofendidos e nem nada caso eu comece a falar mal de algumas marcas.

Fashionistas de plantão, what´s up?(quais são as novas, tradução literal), isso me lembra Brüno,  essa semana foi a NY fashion week e  foi marcada por um fato que mudou a história da moda mundial: a morte de Alexander McQueen. Mas meu objetivo com ese post é outro, é explicar (tive que aprender bastante) um pouco sobre o mundo da moda, esse mundo louco, cíclico, que movimenta milhões de dólares.
Não posso decepcionar minhas leitoras né?

Mas vamos arregaçar as mangas (aliás mangas dobradas estão super in atualmente) e vamos escrever logo esse post pois já está mais que na hora. Tá ai uma coisa complicada de se explicar, a moda, o que diabos seria a moda? Moda é a tendência de consumo da atualidade, sendo composta por vários estilos que podem ser influenciadospor vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, integrando-se as ropuas do dia-a-dia. Altamente mutável e passageira, é uma maneira de compoprtar-se, sobretudo vestir-se e pentear-se

Ricardo Almeida, um estilista de ropuas masculinas brasileiro.

Como já disse existem trocentos tipos de estilos, dos mais variados, dando meus dois dedos de opinião, acho que cada pessoa  tem um estilo diferente, seja ela homem, mulher, hétero, bi ou homossexual, cada pessoa tem suas próprias experiências e assim sendo, cada uma tem seu modo de ver o mundo e mostrar ao mesmo o que se quer mostrar. Achar seu estilo pode não ser uma das missões mais fáceis da sua vida, ainda mais se você for mutável como eu, cada dia penso de uam maneira diferente, um dia gosto daquil, no outro já não gosto tanto, mudo de opinião (mocassins são o maior exemplo disso, antes eu os ODIAVA, agora gosto deles) mas com certeza é uma das mais gratificantes, pois você sabe que se entende. Pra mim as pessoas deveriam vestir e usar(cabelo e assesórios) apenas o que as agrada.


Por falar em orientação sexual, não existe mais isso de só gays e mulheres gostarem de moda, conheço  homens héteros que gostam (eu sou um deles) estamos em pleno século XXI e esse lance de preconceio não rola mais, concordam? Além do mais a todo momento somos julgados pelo que demonstramos, reumindo todas as pessoas nos olham e à priori nos julgam pela aparência externa, e se você garoto preconceituoso ainda não aceitou bem o lance de fashionista, as garotas gostam de caras preocupados com a aparência (minhas amigas disseram que amam) e lembre-se seu chefe ou cliente pode esbarrar com você no meio da rua e a aparência conta bastante além de que o povo vai falar com toda a certeza.

Há, Thay terei uma melissa pra chamar de minha (sério a melissa fará um modelo para homens, duvida? Olha lá no sem paletó a azul é feia e não teria coragem de gastar dinheiro e nem usar uma dessas mas a que parece um docksider,a de baixo, acho que usaria na maior)


Também não posso decepcionar meus leitores.

 A moda pode parecer um pouco confusa, ok, muito confusa, mas lembre-se geralemte o que é posto nas passarelas não vai para as lojas afinal eu mesmo acho muitas roupas de desfiles simplesmente um horror, mas gosto é algo que não se discute. Mas lembre-se o horrendo de hoje pode ser o lindo e maravilhoso de amanhã. Como já disse a moda é cíclica, ou seja,ela funciona em ciclos, as coisas voltam a ser moda, quer exemplos? Lá vai: estampa xadrez, suspensórios, chaéus masculinos, cores cítricas e por ai vai, mas não é só por que a moda é cíclica que você vai usar aquele blazer dos anos 80 com aquelas ombreiras monstruosas né? Os estilistas adaptam coisas do passado à realidade na qual vivemos (no ombreiras).

Se a sua desculpa pra andar mal vestido(a) é falta de grana, arrume uma desculpinha melhor vai? Ñão só de Gucci, Loius Vuiton, Diesel e Dolce Gabanna vive o mundo fashion, você pode muito bem encontrar alternativas bem mais em conta nas lojas de departamentos por ai exeemplo: C&A, Renner, Riachuelo, Marisa (garotos Marisa também vende roupas masculinas viu?), dá uma adaptada aos looks que você mais gostou mas são caríssimos.

Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, apresentadores do Esquadrão da moda do SBT, eles vivem dizendo que se deve adaptar as roupas ao seu bolso e não o contrário.


Pra quem gosta de camisetas coloridas, uma "guerra" delas.
No final quero dizer o seguinte: use o que faz você se sentir bem, mas dá uma olhadinha no espelho antes? Quando for compar roupa, experimente, pergunte ao vendendor se a peça alarga ou encolhe na primeira lavagem (perdi uma calça assim, ficou um balão em mim), mas o mais importante, seja você mesmo, se tiver medo de ousar tente começar pelos acessórios (chapéus, relógios, jóias ou bijus, lenços, enfim) seja feliz do jeito que você é, afinal o sentido da moda é mostrar seu jeito de ser, de interpretar o mundo à sua volta. Não sei se ficou muito explícito, mas escrevi esse post principalmente para o público masculino, pois geralmente os homes não gostam, tem vergonha ou não se entendem bem com a moda, e as mulheres, no geral, tem uma facilidade nesse tema.
Blogs de moda masculina:
Sem paletó
Homens Modernos
Moda para Homens

UPDATE: uma curiosidade, que descobri a pouco tempo, Dolce e Gabanna, são dois estilistas que se uniram nessa marca gigantesca, mas pelo que eu saiba eles ainda fazem coleções "solo".

2 comentários:

Guzenhu disse...

Nossa Sam! a moda pra mim eh meio complicada, acho q pra homens ela afeta mto menos doq pras mulheres, como eu sempre uso jeans e camisa e acho q esse quadro nunca vai mudar pq eh básico, bonito e barato..auheuhae
mais confesso q sou um pouco capitalista e adoro uma calça de marca ...

Sam Freire disse...

Hushaush, pra mim também é complicada, e é verdade, homens são bem menos afetados do que mulheres, mas esse negócio tá começando a mudar...
tbm sou adepto do BBBB (Bom, Bonito, Barato e Básico, só as vezes dou uma endoidada e mudo um pouco.

Postar um comentário

Já que nada é por acaso seu comentário também não vai ser né? Comenta aí
={D

 

Copyright © 2010 Efeito Dominó | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki